Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Separação Judicial

Processo legal que põe fim à convivência do casal, sem dissolver o vínculo matrimonial. Após a separação, o casamento permanece válido, mas o casal deixa de ter a obrigação de viver junto.

Síndrome da Alienação Parental (SAP)

É utilizada por um dos pais (alienador) como forma de obter a guarda dos filhos através de condutas destrutivas da figura do outro pai (alienado). Essa destruição pode chegar ao ponto do filho “não desejar” estar na companhia do pai alienado, pois acredita “nas verdades” do pai alienador.

Sobrepartilha

Ato de realizar a divisão de bens que não foram incluídos na partilha anterior, normalmente após o divórcio ou o inventário, em casos onde os bens foram esquecidos ou desconhecidos.

Sociedade Conjugal

Conjunto de direitos e deveres assumidos pelos cônjuges durante o casamento, incluindo questões patrimoniais, dever de mútua assistência e responsabilidade pelos filhos.

Socioafetividade

Relação familiar baseada no afeto, sem vínculo biológico, mas reconhecida juridicamente como sendo de parentesco, como acontece na filiação por adoção.

Sucessão

Transmissão do patrimônio de uma pessoa falecida aos seus herdeiros, conforme as regras estabelecidas no Código Civil.

Sucumbência

Em uma ação judicial, a parte que perde (sucumbe) deve arcar com as despesas do processo e os honorários advocatícios da parte vencedora.